Bacharelado em Ciência da Computação

Estava eu a pensar um pouco sobre os meus estudos e minha Faculdade, e, observando meus companheiros de sala (vejo aula em duas salas) concluí que:

Os jovens saem do Ensino Médio, enlouquecem fazendo cursinhos pra passar no vestibular e entram num curso universitário sem saber o que isso significa.

Em primeiro lugar observo que o curso de Ciência da Computação hoje é o que o esteriótipo afirma: é um curso de viciados em jogos. Até aí tudo bem, cada um faz o que bem entende nos seus momentos de lazer.

O problema é que acredito que isso colaborou para virar um reduto de usuários de computador, pessoas que leram “Computação” no nome e pensaram: Eu gosto de mexer no computador, acho que este é o meu curso.

Vejo que os adolescentes que hoje entram em Ciência da Computação desprezam a matemática e não vêem sentido em provar as propriedades básicas dos números em disciplinas como Álgebra. Ouvi esses dias na minha sala de aula: Se nós já sabemos que funciona, pra que provar? São pessoas que entram num bacharelado sem vontade de estudar teoria.

A realidade que percebo, é decepcionante. E em muitas universidades o curso está mudando de cara pra satisfazer estes estudantes e não o contrário, como deveria ser. O IME-USP ainda tem um curso excelente, mas advinhe o que os alunos aprendem na primeira matéria do curso (chamada de Introdução à Computação)? Java e programação orientada a objetos. Eles aprendem classes e métodos antes de aprenderem operadores lógicos e laços.

Estou no curso errado? Prefiro pensar que não. Porque a definição está ao meu lado. Às vezes penso que o nome do meu curso deveria mudar, para não pegar desavisados que não procuram o que é antes de entrar. Deveria ser algo como Bacharelado em Ciência dos Algoritmos, Bacharelado em Matemática Discreta... não sei. Mas é claro que tudo isso seria besteira. Na verdade quem precisa mudar são as pessoas. Tanto as que entram no curso, quanto as pessoas em geral, que pedem favores pra cientistas da computação pensando que eles são técnicos de informática. Elas precisam pesquisar o que é o curso antes de entrar nele, precisam saber que Ciência da Computação é um ramo da matemática que existe desde muito antes da criação dos computadores digitais.

Acredito que todos que são capazes de passar na carreira da Poli na Fuvest são capazes de ler o primeiro parágrafo do texto da Wikipedia em português sobre Ciência da computação, que diz:

======================================================================================

"Ciência da computação é o estudo dos algoritmos e suas aplicações, bem como das estruturas matemáticas indispensáveis à formulação precisa dos conceitos fundamentais da teoria da computabilidade e da computação aplicada. Desempenha por isso um papel importante na área de ciência da computação a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, i.e., os que são suscetíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje, pelo custo reduzido dos componentes eletrônicos que formam o seu hardware."

======================================================================================

Bom, é apenas um desabafo. Espero que ninguém se ofenda, e preciso torcer fortemente pra isso mesmo porque é certo que os ofendíveis são maioria. Pois ando percebendo que estou fora de moda. Revolto-me quando ouço um professor uspeano elogiar o Java, alegando ser uma linguagem moderna e maravilhosa porque aceita acentos nos nomes das funções enquanto o C é antiquado (Se vc nunca foi na USP basta procurar por videos a respeito). Abandono a sala ao ouvir que hoje em dia classes são mais importantes do que laços e nomear corretamente funções é mais importante do que conhecer algoritmos.

Sem dúvidas o problema sou eu, que serei talvez um dos últimos Bacharéis em Ciência da Computação que se importa em saber implementar uma estrutura de dados, afinal (sic) se o Java já tem um heap implementado para que reinventar a roda?

Talvez eu seja um dos últimos a lembrar e valorizar o trabalho de verdadeiros cientistas da computação como Edsger Wybe Dijkstra, que certa vez disse:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Ciência da Computação está tão relacionada aos computadores quanto a Astronomia aos telescópios, Biologia aos microscópios, ou Química aos tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas. Ela estuda como nós as utilizamos, e o que descobrimos com elas."
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Declaro-me a favor de um curso de Ciência da Computação onde os computadores sejam tratados apenas como ferramentas. Há outros cursos para quem não pensa assim e entra na universidade buscando uma formação sobre desenvolvimento ágil e produtividade. Não estou criticando quem busca isto. Porém, na minha opinião, estes definitivamente não deveriam entrar num curso chamado Bacharelado em Ciência da Computação.

1 comentário

Unknown em 1 de dezembro de 2010 às 18:59

Que desabafo! Apesar de ser bem na sua área, se aplica a todas as áreas do conhecimento, viu amigo??? Mas foi bem propício, adorei ler! \o/

Seu comentário é muito bem vindo, só queremos que você não ofenda ninguem com comentários racistas, homofóbicos, e evite o maximo de palavrões. Você pode divulgar seu Blog/Site nos comentários, afinal é vocês que nos sustentam.

 
▲ Topo